Sunday, September 6, 2015

Soul food: sejam felizes de dentro para fora











Adoro comer !!! Não sou fundamentalista, continuo a comer coisas que em termos nutritivos não são tão boas, mas que me sabem bem (gelados, bolos caseiros, panquecas , batata fritas)😋 mas a verdade é que tento reduzir ao máximo a ingestão de alimentos processados, fritos, com sal ou doces. Em primeiro lugar porque a maioria destes não me sabem bem , depois porque não me "caem" bem e por fim, porque me fazem, efetivamente, mal. 
Sou defensora de que devemos cuidar de nós de dentro para fora, uma alimentação saudável é fundamental para o nosso equilibro físico e mental.
 Vários estudos, cientificamente validados, provam que alimentos processados, com muito sal, gorduras saturadas, aditivos e outros que tais, provocam doenças cardiovasculares , diabetes e obesidade, entre outras.
Existem várias ligações entre alguns cancros e alimentação não saudável, ainda que não haja uma forte validação científica. Mais recentemente, existem vários estudos e várias investigações a decorrer da associação entre o padrão alimentar e a doença mental. Uma alimentação estilo mediterrânea (com peixe, gorduras saudáveis como azeite, frutos secos, peixe gordo , legumes, fruta,leguminosas, iogurtes...) está associada a menos doença mental (depressão e ansiedade)!! 
Para não falar do impacto ambiental que a produção de carne animal, em massa, para consumo humano tem. 
Os produtos orgânicos são, infelizmente, mais caros, mas sabem muito melhor e são o que de mais próximo às nossas origens e à terra podemos ingerir. 
Posto isto posso-vos dizer que sou Flexitariana : como proteína vegetal em maior abundância, como muito peixe, carnes brancas em pouca quantidade, opto sempre que possível por produtos biológicos e consumo muita fruta, vegetais e superalimentos, na maioria das vezes cozidos, grelhados ou salteados.
Este é o meu testemunho, vale o que vale, vindo de uma médica da saúde mental que ama a vida, a moda e o exercício físico ☺️

Façam o favor de serem felizes, de dentro para fora 

Beijinhos 

2 comments:

  1. Concordo plenamente! Também me considero flexitariana. Se tiveres oportunidade vê uma palestra de um médico francês chamado Henri Joyeux! É um cirurgião de cancros que acredita plenamente que a alimentação tem muitíssima influência no cancro e em outros tipos de doenças. Viciada nas palestras dele...infelizmente os alimentos biológicos na terra dos índios é meio complicada de encontrar e de ter a certeza que é mesmo biológica:/ sendo que tento sempre comprar produtos locais. Sempre são mais saborosos :)

    ReplyDelete
  2. Tens de começar a colocar receitas aqui! As imagens são lindas mas não consigo entender tudo o que está lá :p

    ReplyDelete